Bg do site

CMD aprova projeto de pesquisa em edital da FAP-DF sobre memria de Braslia

CMD aprova projeto de pesquisa em edital da FAP-DF sobre memória de Brasília

No dia 07 de outubro, a Fundação de Apoio à Pesquisa divulgou o resultado final do Edital n.08 de 2016, voltado para o financiamento de pesquisas que tenham como finalidade o registro e reconhecimento das memórias sociais ligadas à vida urbana e ao patrimônio urbanístico-arquitetônico de Brasília. 

O grupo de pesquisa CMD teve a proposta coletiva de pesquisa "Memórias e identidade(s) da metrópole: cartografando espaços de significações no Distrito Federal" aprovada no âmbito do edital. Ao todo, 12 estudantes de graduação, mestrado e doutorado do Departamento de Sociologia da UnB trabalhão no projeto durante doze meses, sob coordenação do Prof. Edson Silva de Farias e tutoria acadêmica do pesquisador Bruno Gontyjo do Couto.

Em linhas gerais, o projeto pretende lançar uma nova abordagem a respeito da trama socio-urbana do DF. Prevendo um conjunto de trabalhos de cunho sociológico e historiográfico, a proposta coletiva de pesquisa objetiva descrever, apreender e interpretar memórias e experiências históricas de indivíduos e grupos inscritos na rede urbana do DF. Simultaneamente, também planeja investigar qual o 'lugar" ocupado pelo patrimonio arquitetonico-urbanistico "brasiliense", sobretudo, no que diz respeito à sua relação com a diversidade de práticas e vivências socio-urbanas presentes na região metropolitana do DF.